Cadastre-se para ganhar 15% de desconto em sua primeira compra!*

Saúde Holística : O natural como solução

ATMOSFERA

Compartilhe

Temos olhado cada vez mais para o bem-estar como um cuidado que vai muito além da saúde física. Não que isso seja uma novidade, mas os últimos anos trouxeram uma amplitude de visão e uma quebra de paradigmas, que deram abertura para cuidarmos da nossa saúde mental, emocional e social, nos conectando a ensinamentos, práticas, ferramentas e ingredientes que - em sua maioria - existem desde os nossos ancestrais.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, o que mais uma vez reafirma que estar bem é um conjunto de fatores.

alt text

Olhando para um futuro mais saudável, uma abordagem holística da saúde tem crescido bastante, trazendo alternativas para lidarmos com a ansiedade, depressão, além de nos ajudar a aumentar a imunidade, manter o foco no presente, relaxar e a viver um pouco mais em paz consigo mesmo. “Holus” significa “todo”, por isso manter a saúde é tratar o tangível e o intangível: o que dói no corpo, mas que também pode ter raíz na mente, na alma ou na sociedade.

“Em meio a uma crise de saúde mundial, permanecer saudável se tornou a prioridade de todo mundo, impulsionando um novo foco em estilos de vida equilibrados e soluções preventivas de bem-estar. Deixando de ser superficial e nebulosa e passando a ser mais holística e acessível, a indústria do bem-estar está se transformando para se preparar para o mundo pós-pandemia.”
WGSN | O boom da saúde holística

Algumas alternativas holísticas têm ganhado destaque pelo fácil acesso online ou por utilizarem plantas, óleos essenciais, cores, exercícios de respiração e relaxamento, entre outros ingredientes e práticas fáceis de conseguir e ou fazer em casa. Vejamos quais são:

Telesaúde

Aplicativos como o Zenklub , por exemplo, oferecem formas de lidar com as suas questões por meio de técnicas, reflexões e sessões com psicólogos, terapeutas holísticos e coaches. Através de testes, você avalia o seu nível emocional e recebe ajuda efetiva para lidar com questões como autoconhecimento, carreira, propósitos, relacionamentos, qualidade do sono, além de técnicas de respiração e mindfulness para aliviar estresse e outros sentimentos que geram tensão.

Aromaterapia

A Aromaterapia utiliza substâncias naturais para melhorar a saúde através do olfato. Essa ciência extrai de plantas medicinais e cascas de frutas, óleos essenciais que ajudam a combater hiperatividade, déficit de atenção, ansiedade, entre outros obstáculos à serem superados.

No app Guia de Aromaterapia você encontra dicas básicas e avançadas sobre como começar o seu tratamento, além de sugestões de cada óleo essencial com descrição detalhada, fotos e nome de flores e plantas, além de uma lista de situações em que os óleos podem ser aliados da sua saúde e bem-estar.

alt text

Meditação

Ás vezes, parece uma missão impossível desligar a mente, aquietar o coração e se conectar com o seu interior - mas é preciso. Já faz tempo que a meditação tem sido citada como uma alternativa para manter a cabeça no presente, cultivar a paz interior e fazer florescer o autoconhecimento.

Hoje em dia, podcasts e vídeos com especialistas, além de aplicativos como o Lojong, por exemplo, oferecem um mar de possibilidades para que a prática comece em casa, utilizando apenas alguns minutos por dia.

alt text

Medicina Alternativa

Com a crescente conscientização sobre soluções holísticas, a medicina alternativa tem crescido em todos os lugares do mundo.

A medicina ayurvedica tem sido uma ótima alternativa. Do sânscrito, ayurveda significa “ciência da vida” é um sistema milenar oriental que busca manter o equilíbrio consigo mesmo, com os outros seres e com a natureza, através de uma alimentação baseada no seu perfil, terapias como a aromaterapia e a cromoterapia, massagens, purificações, ioga e medicação fitoterápica.

Dedicada a estudar sobre os tratamento e prevenções através das plantas e vegetais, a Fitoterapia busca nutrientes e princípios bioativos em ingredientes naturais, capazes de auxiliar tratamentos e prevenir doenças.

alt text

Curtiu estas alternativas para deixar o dia mais leve?

Então confira também as nossas dicas de apps que te ajudam à entrar em sintonia com você é.

Descubra a energia GREEN.