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4 dicas essenciais para empreendedores do futuro

ATMOSFERA

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Neste ano, o Brasil deve atingir uma marca histórica de número de empreendedores. Essa análise foi feita pela GEM com apoio do Sebrae, através de uma pesquisa que apontou que um quarto da população adulta, em 2020, será também pessoa jurídica.
Os motivos para este marco são inúmeros, mas empreender no fim das contas é mais do que abrir um CNPJ, é também uma forma de agir, um mindset.

E se tem uma máxima que é unânime entre empreendedores é a de que é preciso resiliência. Tem que insistir e persistir muito no objetivo. Para construir algo significativo e relevante, existem um milhão de desafios a serem enfrentados.

Convidamos o Dener Lippert, empreendedor deste os 18 anos, CEO da V4 Company e personagem da nossa campanha de Natal, 2021 continue em frente.
Entre erros e acertos, ele vive na prática há oito anos a construção de um negócio e listou para a gente as características que considera ideais para empreendedores do futuro alcançarem o seu propósito e, porque não, o sucesso?

Entendemos o sucesso como um conceito muito individual e, por isso, é tão complexo defini-lo através de uma só ótica. Existem várias a serem exploradas, basta encontrar a sua maneira de enxergar isto.

1) THERE’S NO FREE LUNCH

Entender que nem tudo é entretenimento, ou seja, nem tudo que fazemos tem que ser legal ou prazeroso. Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, ter sucesso é ter a disciplina somada aos três R’s: ritmo, rotina e ritual.

Um exemplo, são gestores que odeiam planilhas, mas nem por isso deixam de fazer, pois entendem a importância delas durante a sua gestão e mensuração de resultados. Aceitam o fato de ter que elaborar, ao passar do tempo, cada vez mais planilhas elaboradas para que tenham assim, uma visão clara do seu trabalho.

2) VISÃO DE LONGO PRAZO

Ter visão de futuro, com foco na prosperidade e não no sucesso. Seu objetivo deve ser construir algo perene, duradouro e não momentâneo. Quer um exemplo?

Vemos estes casos com frequência em hit musicais, quando cantores criam um hit que estoura em várias plataformas e algum tempo depois nunca mais se ouve falar neles.
Este é um exemplo claro de que você não pode buscar sucesso por sucesso. Visão de longo prazo é o que vai te levar a construir algo sólido no mercado.

3) SAIBA DIZER NÃO

Quando você tem um objetivo a ser seguido, você precisa abdicar de outros pontos. Tudo aquilo que não está de acordo com o local que você almeja chegar, você deve ponderar. Analise oportunidade com muita racionalidade para entender o que de fato faz sentido com o seu objetivo.

4) SEJA GESTOR

Quando sua empresa começar a crescer, foque na gestão e delegue a operação. Como gestor, você precisa confiar no trabalho das pessoas. Seu foco tem de estar no próximo passo da empresa, por isso aprenda a delegar tarefas e demandas.

“Eu só consegui me desligar 100% da operação há 03 anos, sendo que hoje temos 9 anos de V4 Company. Mas eu sempre entendi que era necessário ir me desligando do operacional aos poucos e confiar mais na minha equipe se eu quisesse escalar a empresa. Hoje meu tempo está totalmente alocado a planejar os próximos passos da empresa. O que faremos nos próximos 10, 20 ou 30 anos.”
Dener Lippert - CEO V4 Company

Essas foram as características essenciais para empreendedores do futuro na visão de Dener Lippert. Quais são as suas?